quarta-feira, 2 de junho de 2021

O LINGUADO - Gunter Grass: comi-o!

 


Eu escrevo sobre a refeição em nosso jantar, e como seu sabor permanece depois

Eu escrevo sobre nossos convidados, aqueles que vieram sem um convite

ou que chegou elegantemente atrasado, por um século escasso

Escrevo sobre a cavala e como desejei uma rodela de limão para ela.

Mas quando se trata de escrever sobre peixes,

Na verdade, só escrevo sobre o linguado.


Eu escrevo sobre a gula.

Eu escrevo sobre jejum

e por que foi inventado por pessoas que gostam de comer.

Eu registro o valor nutricional

de restos de comida, sobre a gordura e a merda, sobre o sal e a culpa


Sobre o seu prato cheio de painço

Eu vou te dar uma educação sobre

como os impérios são criados e as nações são conquistadas

uma breve história de como nossos corações ficaram amargos como a bile e nossas barrigas enlouqueceram


Escrevo sobre seios.

Escrevo sobre a gravidez de Ilsebill em listas de compras

(seus desejos por pepinos azedos)

Vou escrever enquanto puder, enquanto durar o momento

Vou escrever um diário secreto sobre como escapei por uma hora e me encontrei com um amigo para almoçar

sobre pão, queijo, nozes e vinho

Limpamos o paladar com debates sobre política e religião, aqueles bocas cheias de “Deus” e “O mundo”, mesmo que fosse apenas a gula e nossos medos mais profundos que conduziam a conversa


Eu escrevo sobre a fome e como a história

é escrito e espalhado como verdade

Eu escrevo sobre especiarias e como usá-las, e como a escrita pode fazer a versão do escritor dos eventos se tornar a história oficial

Escrevo as narrativas das especiarias (como como ajudei o Vasco da Gama a descobrir uma forma de baixar o preço da pimenta) - essa, escreverei no avião, quando finalmente fizer aquela viagem a Calcutá.


Carne: crua e cozida,

encolhe enquanto assa, mole e fervida, até que se reduza a nada e se desfaça ao longo das fibras musculares.

Aquelas velhas histórias de novo: chatas e sem graça como mingaus de todos os dias, ou todas as outras sobras que ninguém quer comer

outro massacre em Tannenbergii Wittstockiiii Koliniii.iii

Eu rotulo as sobras: ossos, cartilagem, pele e os pedaços inomináveis ​​de carne que são triturados para fazer linguiça.

Eu escrevo sobre a náusea de comer em um prato excessivamente cheio,

de comer só porque tem um gosto bom

sobre o leite (e como ele coalha)

sobre beterraba, sobre repolho

e sobre como a batata ganhou uma guerra.

Amanhã, vou anotar tudo, depois que as sobras de ontem se transformaram nos fósseis de hoje, esquecidos na geladeira.


O que quer que eu escreva: é sobre o ovo.

Sobre engolir a tristeza com seu bacon, engolir o amor com um prego e uma corda,

brigando por muitas palavras, como cabelo, na sopa.

Sobre o congelamento profundo, outra era do gelo e o que acontecerá quando o rio parar de correr e não existir mais.

Sobre todos nós em uma mesa que comemos vazios,

e também sobre você e eu, e as espinhas de peixe espinhosas presas em nossas gargantas.


- traduções dos poemas originais de Grass

https://www.emptymirrorbooks.com/poems/allie-marini-gunter-grass

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTIGO TESTAMENTO - histórias & teologias

  Cássio Murilo Dias da Silva,  PUC RS, Brasil 1 Panorama histórico-literário O Antigo Testamento levou aproximadamente mil anos par...